O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará sua terceira visita ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15), em meio aos impactos das fortes chuvas que já resultaram em 149 mortes no estado. Acompanhado por ministros e representantes de outros Poderes, ele anunciará uma série de medidas destinadas às pessoas afetadas pela tragédia ambiental.
Durante sua estadia no estado, Lula anunciará um conjunto de ações voltadas para as vítimas das chuvas, que incluem o desaparecimento de 124 pessoas e deixaram 806 feridos. Mais de 615 mil indivíduos estão desabrigados, sendo que 76,8 mil permanecem em abrigos até a última terça-feira (14). O foco das medidas do governo será esse grupo em situação de vulnerabilidade.
Uma das iniciativas em estudo é o fornecimento de vouchers para famílias residentes em áreas afetadas. Estima-se que esse benefício, com valor aproximado de R$ 5 mil, possa alcançar cerca de 100 mil famílias. Além disso, está sendo considerada a abertura de linhas de crédito para a aquisição de eletrodomésticos e mobiliário básico. O governo também planeja um aumento no número de beneficiários do programa Bolsa Família.