Número de inscrições de estudantes da rede pública do Rio Grande do Sul no Enem quase triplica neste ano

O número de estudantes da rede pública estadual do Rio Grande do Sul inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano quase triplicou em comparação a 2023.

De acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização das provas, foram registradas 70 mil inscrições de estudantes da rede estadual gaúcha, representando 89% dos concluintes do terceiro ano do ensino médio nas escolas públicas. Em 2023, foram 26 mil alunos inscritos. O RS possui 1.106 escolas estaduais de ensino médio, atendendo a 273.115 estudantes, dos quais 71.673 estão no terceiro ano.

A titular da Secretaria Estadual da Educação, Raquel Teixeira, atribui esse crescimento ao esforço de mobilização da pasta, em conjunto com a comunidade escolar. “Mesmo com os desafios da crise climática, a educação gaúcha deu uma resposta à altura com esse aumento significativo. Toda a nossa rede trabalhou para mostrar aos alunos a importância dessa avaliação para o futuro acadêmico e profissional. Não importa qual seja o sonho dos nossos estudantes, a universidade é a porta para realizá-los, e o Enem abre essa oportunidade. Estamos aqui para dar todo o apoio necessário para que eles estejam bem preparados”, afirmou Raquel.

O Mutirão Enem 2024, coordenado pela pasta, promoveu diversas ações na rede estadual, incluindo atividades de divulgação e campanhas criadas pelos próprios alunos para estimular a participação no exame. Devido ao impacto das enchentes de maio, todos os candidatos gaúchos foram isentos pelo governo federal do pagamento da taxa de inscrição no Enem.


Enem 2024

As provas do Enem deste ano serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio e é a principal porta de entrada para a educação superior no País.

O resultado do exame é utilizado como critério de seleção para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos). Também é aceito para obtenção de bolsas de estudo em instituições privadas e universidades de países de língua portuguesa que possuem acordos com o Brasil.







Agência Brasil

Todos os Direitos Reservados Rádio Cachoeira
Desenvolvido por Rafael Bordignon
Hospedado por Three Tecnologia

Logo Cachoeira

Compartilhe

×