“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
Vencedor de quatro prêmios em Cannes, “O Agente Secreto” é selecionado para representar o Brasil no Oscar 2026 | Foto: MK2 Films / Divulgação
OSCAR 2026 | Filme de Kleber Mendonça Filho disputará vaga em Melhor Filme Internacional
O longa-metragem “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, foi escolhido para representar o Brasil na corrida por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no 98º Oscar. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (15) pelo Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema.
A escolha abre a possibilidade de o audiovisual brasileiro conquistar uma indicação consecutiva na categoria, algo que só aconteceu entre 1998 e 1999. A lista de países pré-selecionados será divulgada no dia 16 de dezembro, enquanto os cinco finalistas saem em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia de premiação acontece em 15 de março de 2026, em Los Angeles.
Repercussão
Em declaração após o anúncio, o diretor Kleber Mendonça Filho destacou a importância do reconhecimento:
“Nossa campanha começou em maio, no Festival de Cannes, e agora segue mais forte ainda. Grande abraço por todo o apoio popular e para o comitê de seleção pela confiança a esse filme que acaba de começar a ser visto no Brasil.”
A produtora Emilie Lesclaux também celebrou a escolha:
“Que honra o reconhecimento da Academia Brasileira de Cinema e a indicação para representar o Brasil no Oscar. Estou orgulhosa do filme que fizemos e da nossa trajetória. Trabalharemos muito para levarmos O Agente Secreto o mais longe possível, representando a força do cinema brasileiro no mundo.”
Trajetória internacional
O filme já acumula uma série de reconhecimentos em importantes festivais:
- Festival de Cannes (França) – Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho), Melhor Ator (Wagner Moura), Prêmio FIPRESCI e “Art et Essai” da AFCAE;
- Festival de Cinema de Sydney (Austrália);
- Festival Cinéma Paradiso Louvre (França);
- Festival de Cinema New Horizons (Polônia);
- Festival de Cine de Lima – PUCP (Peru) – Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme pela crítica internacional (FIPRESCI);
- Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia;
- Festival Internacional de Cinema de Melbourne (Austrália);
- Festival de Cinema de Telluride (EUA).
Exibições no Brasil
Após sua estreia nacional em sessões no Cine São Luiz e no Teatro Parque, no Recife, no último dia 10, “O Agente Secreto” iniciou o circuito de mostras especiais no país.
O longa foi responsável por abrir o Festival de Brasília (12/09) e segue para os seguintes eventos:
- Olhar do Norte (Manaus) – 16/09
- Maranhão na Tela – 18/09
- CineBH – 23/09
- Cine Ceará – 24/09
- Festival do Rio – data a confirmar
A estreia oficial em circuito nacional está marcada para 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes.

