28 de março de 2025

Papa Francisco recebe alta após 38 dias internado em Roma

PAPA FRANCISCO

PAPA FRANCISCO | Aos 88 anos, pontífice terá que manter repouso e evitar grandes encontros para preservar a saúde

O papa Francisco fez sua primeira aparição pública após quase 40 dias de internação para tratar problemas respiratórios. O pontífice, que foi hospitalizado no Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, recebeu alta neste sábado (22) e seguirá sob cuidados médicos em casa.

A equipe médica do papa informou que ele precisará de repouso por pelo menos dois meses, além de passar por fisioterapia respiratória e exercícios para recuperar a voz, afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo. Os especialistas afirmaram que a melhora será gradual, sem prazo definido para a normalização da fala.

“A boa notícia que o mundo estava esperando é que, amanhã, o Santo Padre será liberado”, disse o médico Sergio Alfieri, diretor do hospital Gemelli e responsável pelo tratamento do pontífice. “Ele está melhorando e esperamos que, em breve, possa retomar suas atividades normais, mas com um estilo de vida mais calmo.”

Apesar da alta, os médicos desaconselham que Francisco participe de encontros frequentes com grandes grupos para evitar novos contágios. A equipe também garantiu que o papa está completamente curado da pneumonia dupla, embora alguns vírus ainda permaneçam em seus pulmões.

Durante a internação, considerada a mais longa de um pontífice na história do Vaticano, Francisco manteve o bom humor, apesar de alguns momentos de preocupação quando seu estado de saúde se agravou. Segundo os médicos, ele foi um “paciente exemplar”, seguindo todas as recomendações para sua recuperação.

Nos 12 anos de papado, Francisco tem enfrentado uma série de problemas de saúde, incluindo dificuldades respiratórias, dores no joelho e problemas de locomoção devido a uma osteoartrite. Em diversas ocasiões, ele precisou cancelar compromissos e viagens.

Agora, a expectativa é que o papa possa retomar suas atividades aos poucos, sempre priorizando a preservação de sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp