Pedro Ortaça recebe alta após internação e desmente boatos sobre sua morte
PEDRO ORTAÇA | Cantor e compositor missioneiro segue recuperação em casa após tratar edema pulmonar.
O cantor e compositor Pedro Ortaça, conhecido como o último Tronco Missioneiro, recebeu alta hospitalar na última quarta-feira (5) após passar 11 dias internado no Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), no noroeste do Rio Grande do Sul. O artista, de 82 anos, foi hospitalizado devido a um edema pulmonar e agora segue sua recuperação em casa, na mesma cidade.
Durante o período de internação, surgiram fake news sobre sua morte, prontamente desmentidas pela família. Os filhos do cantor confirmaram sua melhora por meio das redes sociais. “Agradeço imensamente a todos vocês que torceram e rezaram por mais essa recuperação. Seguimos em frente sempre agradecendo a Deus por mais essa oportunidade”, dizia a postagem.
Ortaça foi internado em 26 de janeiro, quando apresentou um quadro de excesso de líquido no pulmão. Ele permaneceu dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e depois seguiu o tratamento no quarto, com o uso de antibióticos. Segundo seu filho, Gabriel Ortaça, o artista tem demonstrado grande força na recuperação, apesar dos desafios recentes.
“A recuperação está sendo boa agora, mas ele teve uma grande cirurgia no final do ano passado e, depois disso, pegou três vezes pneumonia e teve edemas pulmonares, mas conseguiu superar. Ele é muito forte, 82 anos e segue peleando como um galo missioneiro que é exemplo de superação”, declarou Gabriel.
Pedro Ortaça é um dos principais representantes da música missioneira e integra o seleto grupo conhecido como Tronco Missioneiro, ao lado de Noel Guarany (1941-1998), Cenair Maicá (1947-1989) e Jayme Caetano Braun (1924-1999). Juntos, esses artistas foram responsáveis por forjar uma nova identidade na música regional gaúcha, com forte valorização da história e críticas sociais.

