27 de abril de 2025

PIB registra alta de 0,4% no terceiro trimestre; é a quinta alta seguida

Sem título

A economia brasileira cresceu 0,4% no terceiro trimestre de 2022. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado nesta 5ª feira (1º.dez) pelo IBGE, é o maior patamar da série histórica iniciada em 1996. O PIB, soma dos bens e serviços finais produzidos no país, totalizou R$ 2,544 trilhões em valores correntes no terceiro trimestre. 
O setor de serviços, com alta de 1,1% e a indústria que teve crescimento de 0,8% foram as atividades que mais contribuíram para o resultado positivo. Nos serviços, setor que responde por cerca de 70% da economia, os destaques foram informação e comunicação (3,6%), com a alta dos serviços de desenvolvimento de software e internet, atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,5%) e Atividades imobiliárias (1,4%).
O segmento Outras atividades de serviços (1,4%), que representa cerca de 23% do total de serviços e inclui, por exemplo, alojamento e alimentação, também cresceu.

“As outras atividades de serviços já vêm se recuperando há algum tempo, com a retomada de serviços presenciais que tinham demanda represada durante a pandemia”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis em nota divulgada pelo IBGE.

Ainda segundo o IBGE, a construção, que está entre as atividades industriais, avançou 1,1% no período. “Essa atividade já vinha crescendo há quatro trimestres e segue aumentando, inclusive em ocupação. Outro destaque do setor é Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (0,6%), atividade que foi beneficiada pela redução da energia termoelétrica”, afirmou Rebeca Palis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp