Polícia Civil faz operação para combater crimes contra a fauna nativa no Noroeste do RS

A Polícia Civil desencadeou a operação Ártemis na manhã desta terça-feira com o objetivo de apurar os crimes contra a fauna nativa na região Noroeste do Rio Grande do Sul. A ação, conduzida pela Delegacia Especializada de Proteção e Defesa do Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais, sob comando da delegada Marina Goltz, ocorreu nos municípios de Santa Rosa e Alecrim. “Aproximadamente 360 aves silvestres foram apreendidas até o momento”, adiantou.

Houve o cumprimento de 12 mandados judiciais de busca e apreensão. “A investigação teve início a partir de denúncias sobre indivíduos que realizariam a captura de animais silvestres, bem como a posterior comercialização a pessoas interessadas, seja como animais vivos ou como produtos e subprodutos para consumo alimentício”, explicou a delegada Marina Goltz.

A titular da Dema observou que existiria inclusive a utilização de criadores autorizados para ocultar a prática ilícita, seja pelo uso de “laranjas” ou manipulação de criações de forma clandestina. “Os crimes envolvem principalmente a captura/caça de espécies ameaçadas de extinção, como o bicudo, patativa, bico-de-pimenta, caboclinho, cardeal amarelo, pixoxó, paca, cutia, quati, cateto, queixada e veado-campeiro”, detalhou.

A operação Ártemis contou com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Cerca de 80 policiais civis foram mobilizados.

Todos os Direitos Reservados Rádio Cachoeira
Desenvolvido por Rafael Bordignon
Hospedado por Three Tecnologia

Logo Cachoeira

Compartilhe

×