16 de dezembro de 2025

Por que o leite está tão caro? Entenda a alta dos preços

Sem título

Consumir leite ficou mais caro. O item foi um dos principais a puxar a alta da cesta básica em junho, subindo 10,15% em um mês.

Com a menor produtividade, sobe o preço pago aos produtores e, consequentemente, cobrado do consumidor. Quem vai nos supermercados não raro encontra o litro do leite custando acima dos R$ 8, o que assusta o consumidor acostumado a pagar menos de R$ 4 há não tanto tempo.Neste contexto, uma das alternativas encontradas por muitos consumidores são os produtos similares, como soro de leite e mistura láctea, com preços mais acessíveis.  
A elevação do preço do leite é relacionada com uma sazonalidade que já era esperada, mas também é reflexo de um aumento nos custos de produção devido à alta de commodities como milho e soja, principais insumos para a fabricação de rações animais. 

Os preços não devem aumentar no curtíssimo prazo, mas, de acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios no Estado do Ceará (Sindlaticínios), José Antunes Mota, a tendência é de alta até setembro e outubro

PERÍODO DE ENTRESSAFRAS 

O período entre julho e setembro é considerado de entressafras para a produção de leite no Brasil, sobretudo na região Sudeste, onde está a maior produção nacional.

CUSTOS DE PRODUÇÃO 

Para além da questão de oferta e demanda, a alta no preço do leite é influenciada pelo aumento nos custos de produção, principalmente em razão da alta das commodities, como soja, milho, e mesmo o petróleo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp