Prefeito cobra explicações da RGE sobre quedas de luz em Cachoeira do Sul
As constantes quedas de luz que têm causado transtornos e prejuízos aos moradores de Cachoeira do Sul motivaram novas cobranças do prefeito Leandro Balardin à RGE. Na sexta-feira (28), a superintendência da concessionária respondeu ao prefeito, explicando as causas dos problemas por meio de um áudio.
De acordo com a RGE, as interrupções no fornecimento de energia ocorridas ao longo da semana estão relacionadas à obra de ampliação da subestação de Cachoeira do Sul, que conta com um investimento superior a R$ 14 milhões. Segundo a empresa, para viabilizar as melhorias, é necessário remanejar a carga dos alimentadores e realizar intervenções na rede, o que impactou o fornecimento de luz.
A concessionária afirmou ainda que, para a próxima semana, não há previsão de novas interferências relacionadas à obra, indicando que a distribuição de energia deve voltar à normalidade — especialmente no centro da cidade, onde há maior volume de reclamações.
Sobre o apagão registrado na última quinta-feira (27), a RGE esclareceu que foi um caso pontual, causado pela abertura de uma chave em três equipamentos no centro, o que resultou em falta de fase em um dos sistemas trifásicos, gerando a sensação de oscilações de energia.
A superintendência também reforçou que os clientes que enfrentarem danos em eletrodomésticos ou outros equipamentos devido a oscilações devem seguir o protocolo da concessionária, registrando um pedido formal para avaliação individual dos casos.
O prefeito Leandro Balardin garantiu que continuará vigilante, cobrando da RGE um serviço de qualidade para a população cachoeirense.

