7 de dezembro de 2025

Prefeito Leandro Balardin discute obras de saneamento com a Corsan / Aegea

WhatsApp Image 2025-03-05 at 17.08.27

CIDADE | Reunião alinhou estratégias para evitar transtornos nas obras previstas para 2025 em Cachoeira do Sul

O prefeito Leandro Balardin recebeu, nesta quarta-feira (5), em seu Gabinete, representantes da Aegea para tratar das obras de saneamento programadas para 2025 em Cachoeira do Sul. Durante o encontro, foi destacada a importância da integração entre a Prefeitura e a empresa para otimizar os serviços e minimizar os impactos à população.

De acordo com a Aegea, está prevista para este ano a construção de 14 mil metros de redes de esgoto e 1.700 novas ligações, com um investimento total de R$ 10,2 milhões. Com isso, a cobertura de saneamento básico no município deve atingir 51% até o fim de 2025. As melhorias contemplarão os bairros Quinta da Boa Vista, Ponche Verde, Soares, Barcelos e Bom Retiro.

Alinhamento para evitar retrabalho

O prefeito Leandro Balardin enfatizou a necessidade de afinar a comunicação entre a Prefeitura e a Aegea, visando garantir que as obras de esgoto precedam as de pavimentação, evitando desperdício de recursos e transtornos para a comunidade.

“Queremos melhorar a ação conjunta da Prefeitura e da Aegea para entregar um serviço melhor à comunidade”, afirmou Balardin, destacando que a administração municipal irá encaminhar o plano de pavimentação à empresa para assegurar esse alinhamento.

Críticas e cobranças

Durante a reunião, o secretário Eduardo de Carvalho criticou a qualidade dos serviços realizados pela empresa terceirizada responsável pela reposição dos calçamentos após as intervenções da Aegea. Segundo ele, esse tem sido um ponto constante de reclamação por parte dos moradores.

Outro tema abordado foi a falta de água enfrentada em algumas regiões nas últimas semanas. Os representantes da Aegea explicaram que as bombas de captação são anfíbias, ou seja, não deveriam ser afetadas em caso de cheia do Rio Jacuí. No entanto, atribuíram os recentes problemas às quedas de energia que comprometeram o funcionamento dos geradores.

Balardin também apresentou registros de moradores afetados pelos atoleiros causados pelas obras da empresa, cobrando melhorias na execução, sinalização e comunicação dos serviços.

Próximos passos

Após a reunião, o prefeito confirmou que será recebido pelo diretor da Aegea, Fabiano Dallazen, nesta quinta-feira (6), em Porto Alegre. Entre as pautas, estão a antecipação da universalização do saneamento em Cachoeira do Sul e o contrato firmado entre a empresa e o Município.

Além disso, Balardin solicitou à Aegea o envio de relatórios mensais sobre os serviços prestados, para que a Prefeitura possa acompanhar de perto o andamento das obras.

Presentes na reunião:

  • Guilherme Souza (superintendente de operações)
  • Adriano Palhares (gerente de engenharia)
  • Nelson Weber (coordenador de operações)
  • André Finamor (superintendente regional)

Após o encontro, o grupo visitou as obras de saneamento em andamento na Funcap.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp