Prefeito Leandro Balardin Recebe Dirigentes do Irga para Avaliar Situação da Barragem do Capané e Lavouras de Arroz

RURAL | Visita aconteceu no contexto de crise hídrica e busca por soluções emergenciais para garantir o abastecimento de água nas lavouras de arroz de Cachoeira do Sul.
Na manhã da quinta-feira (06/02), o prefeito Leandro Balardin recebeu o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Warlet Machado, e o coordenador regional Ênio Coelho, para uma vistoria das lavouras e canais da região, além de uma análise da Barragem do Capané, que tem sido uma preocupação crescente devido à estiagem que afeta a produção agrícola local. A visita ocorreu após uma solicitação do setor agropecuário local para que fosse decretada situação de emergência, dada a escassez de água na barragem.
Durante a visita, Machado explicou que, embora algumas lavouras já estejam em fase de colheita, há lavouras que irão necessitar de irrigação nos próximos dias, com previsão de escassez de água para os próximos 10 dias. De acordo com o presidente do Irga, apesar do nível da barragem estar crítico, com uma das comportas já fora do alcance, a instituição já desenvolveu um plano alternativo para garantir a irrigação. “Em caso extremo, há uma reserva de 5% do volume morto que pode ser utilizada com bombas flutuantes, mas acreditamos que não será necessário chegar a esse ponto”, afirmou.
A Barragem do Capané iniciou o ciclo de irrigação já com o nível de água baixo, após o registro de microfissuras no seu maciço. Com as chuvas de 2024, as comportas foram mantidas abertas para garantir o nível de segurança da barragem. Apesar das chuvas mais recentes terem reposto um pouco de água nos arroios, a recarga ao manancial foi insuficiente, o que torna a situação inédita e preocupante. “Mesmo sem chuva, a colheita está próxima e, se tudo correr bem, conseguiremos irrigar até o final do ciclo”, explicou Machado.
Atualmente, cerca de 2.350 hectares de lavouras são irrigados pela Barragem do Capané. O presidente do Irga também falou sobre os desafios enfrentados pelo instituto no Município, como a ociosidade de um armazém próximo ao Rio Jacuí, e a busca por uma solução para os imóveis do Irga em Cachoeira do Sul, com o objetivo de reduzir custos.
O prefeito Leandro Balardin agradeceu a visita e destacou a importância da parceria com o Irga para resolver questões como a do vertedouro e a reforma da taipa da barragem. Ele também reforçou a necessidade de viabilizar a permuta do armazém do instituto, que se encontra em condições precárias. Machado revelou que o Irga planeja abrir uma licitação para uma nova sede no Município e que o coordenador regional, Ênio Coelho, irá apresentar um laudo sobre os cerca de 24 mil hectares de arroz plantados na região, que servirá como base para o decreto de emergência que a Prefeitura pretende publicar. Informações de Cleiton Santos, chefe de gabinete do prefeito.