Prefeito Leandro Balardin vai à Câmara para discutir projetos de obras e educação

POLITICA | Encontro com vereadores tratará da reconstrução de pontes e da contratação de monitores para a educação municipal.
O prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, comparecerá à Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (13), às 15h30, para dialogar com os parlamentares sobre dois Projetos de Lei (PL) protocolados pelo Executivo nesta semana. As propostas tratam da inclusão de um novo Elemento de Despesa no Orçamento Municipal e da criação de 25 cargos de monitor na educação.
O primeiro, PL 13/2025, autoriza a criação de um Elemento de Despesa necessário para a licitação das obras de reconstrução de cinco pontes destruídas pela enchente do ano passado. O investimento total de R$ 6.686.098,10 será financiado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Governo Federal). As estruturas a serem reconstruídas incluem as pontes do Iruí, Bexiga, Botucaraí/Candelária, Botucaraí/Bosque 2 e Irapuá.
Todo o recurso já está empenhado para o município, mas a Prefeitura precisa incluir o valor no orçamento municipal para poder efetuar a licitação. Com a aprovação da Câmara, o novo Elemento de Despesa passa a constar no Orçamento, permitindo o andamento do processo. Os prazos para apresentação do processo licitatório vão até abril e maio, sem possibilidade de nova prorrogação.
O segundo projeto, PL 14/2025, trata da abertura de 25 novos cargos de monitor para atender a demanda crescente na educação municipal. O prefeito pretende esclarecer dúvidas dos vereadores e solicitar apoio para que a proposta seja votada na próxima segunda-feira. A Prefeitura pretende convocar com urgência os profissionais aprovados no último concurso para suprir as solicitações recebidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd).
Os dois projetos são considerados prioritários pelo Executivo municipal, que busca garantir tanto a recuperação da infraestrutura da cidade quanto a melhoria das condições educacionais para os alunos da rede pública.