10 de abril de 2025

Presidente da AME pede mais atenção à causa animal em Cachoeira do Sul

IMG_8828

CAUSA ANIMAL | Lidiane Bergamo defende medidas como castração, censo pet e microchipagem para combater abandono e maus-tratos

A presidente da Associação Amigos dos Animais (AME), Lidiane Bergamo, usou a Tribuna Popular na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul na segunda-feira (3) para pedir mais atenção à causa animal. No dia seguinte, ela se reuniu com o presidente da Casa, vereador Magaiver Dias, para discutir o tema e propor soluções.

Durante seu discurso, Lidiane destacou a necessidade de uma abordagem ampla e integrada para lidar com a questão animal no município. “A causa animal é muito maior do que apenas resgates. Ela precisa ser tratada em várias frentes: castração para controlar a superpopulação; um censo pet para entender qual é a realidade do município; microchipagem para identificar e responsabilizar os tutores que abandonam; fiscalização para coibir os maus-tratos e o abandono; estrutura física adequada para que os animais recolhidos tenham qualidade de vida; e educação da comunidade para prevenir esses abandonos”, afirmou.

Lidiane também pediu uma parceria mais efetiva entre a prefeitura e as entidades que atuam na proteção animal, além da atualização da legislação municipal, sempre ouvindo as organizações que lidam diretamente com a questão.

Outro ponto destacado foi o sucesso da 1ª edição do “Grito pela Adoção”, evento promovido pela prefeitura em parceria com associações protetoras, que resultou na adoção de 16 animais.

A mobilização da AME reforça a urgência de políticas públicas mais eficientes para proteger os animais e conscientizar a população sobre a responsabilidade na guarda de pets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp