Produtores rurais têm até 30 de junho para entregar Declaração Anual de Rebanho no RS
RURAL | Documento é obrigatório para todos os criadores de animais no Estado e pode ser feito pela internet ou presencialmente
O prazo para a entrega da Declaração Anual de Rebanho no Rio Grande do Sul segue até o dia 30 de junho. A obrigatoriedade vale para todos os produtores rurais gaúchos que possuam animais, independentemente da espécie. O procedimento é fundamental para o controle sanitário e o planejamento das ações de defesa agropecuária no Estado.
A declaração inclui um formulário de identificação do produtor e dados gerais da propriedade. Para cada espécie animal criada — como bovinos, equinos, suínos, aves, peixes e abelhas — deve ser preenchido um formulário específico.
“O produtor, além de estar cumprindo uma obrigação sanitária legal, está contribuindo para o aperfeiçoamento das bases de dados de Defesa Sanitária Animal, possibilitando ter uma melhor visão do cenário produtivo e sanitário do Estado”, explicou o médico veterinário Paulo André Santos Coelho de Souza, chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria da Agricultura.
A expectativa da pasta é receber cerca de 361 mil declarações em todo o território gaúcho neste ano.
A declaração pode ser feita de três formas:
- Online, pelo módulo específico no sistema Produtor On-line;
- Via formulário PDF, disponível para download;
- Presencialmente, nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária.

