Projeto valoriza patrimônio cultural de Cachoeira do Sul com foco em lembranças e turismo
CIDADE | Iniciativa une a UFSM e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para envolver artistas, artesãos e empreendedores locais
A cidade de Cachoeira do Sul ganhou uma nova iniciativa voltada à preservação e valorização do seu patrimônio cultural. Trata-se do projeto de extensão “Cachoeira do Sul: Para conhecer – Para valorizar”, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMEDT) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Cachoeira do Sul.
A proposta visa criar ideias-conceito para a confecção de lembranças e souvenirs que representem elementos culturais e históricos do município. O objetivo é, além de divulgar pontos turísticos e edifícios simbólicos da cidade, estimular diferentes percepções sensoriais por meio de produtos inovadores que despertem o interesse de públicos variados, inclusive de outras faixas etárias.
Segundo a professora Luiza Segabinazzi Pacheco Delongui, coordenadora do projeto, Cachoeira do Sul possui um riquíssimo acervo patrimonial que ainda não é plenamente aproveitado como potencial turístico. “Apesar de ser reconhecida pelos visitantes, parte significativa da comunidade local ainda não atribui o devido valor a esse patrimônio. Este projeto pretende preencher essa lacuna, contribuindo para a valorização e preservação da identidade cultural do município”, destacou.
Além de resgatar e valorizar o patrimônio da cidade, o projeto também propõe envolver diretamente a comunidade, especialmente artistas, artesãos e pequenos empreendedores, na produção das lembranças.
Reunião inicial destaca artesanato local
Em junho, foi realizada a primeira reunião do projeto com o tema valorização de produtos artesanais. Participaram do encontro o secretário André Bessow e a adjunta Livia Lima, além de representantes da ASSOARTE (Associação dos Artesãos de Cachoeira do Sul), da ASCART (Associação Cachoeirense do Artesanato) e a confeiteira Fernanda Agne. As alunas bolsistas Anna Carolina Furin e Lauren Miranda, junto à professora coordenadora, apresentaram propostas de como o patrimônio cultural da cidade pode ser traduzido em objetos-símbolo e lembranças criativas.
O projeto está em fase de escuta da comunidade e todos podem participar sugerindo ideias por meio de um formulário online:
📌 Clique aqui para acessar o questionário
A iniciativa também está nas redes sociais e pode ser acompanhada pelo Instagram:
📸 @ProjetoCachoeira

