5 de dezembro de 2025

Rio Grande do Sul terá quarta-feira de grande contraste térmico e céu encoberto

image (5)

CLIMA | Temperaturas devem variar mais de 10ºC entre diferentes regiões do Estado; em Cachoeira do Sul, máxima não passa dos 14ºC

O Rio Grande do Sul volta a enfrentar nesta quarta-feira (23) um cenário climático marcado por extremos de temperatura. Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno que já se manifestou nesta terça-feira (22), com 30ºC de diferença entre os termômetros em diferentes pontos do Estado, deve se repetir, mas com outro padrão: grande variação térmica no mesmo turno do dia, de região para região.

No amanhecer, São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, registrou -1,1ºC, enquanto Porto Xavier, no Noroeste, bateu 29ºC à tarde. Esse contraste deve persistir nesta quarta, agora impulsionado por uma massa de ar frio com trajetória marítima, que avança sobre o Estado.

A previsão indica muita nebulosidade em diversas regiões, com possibilidade de nevoeiro e neblina em pontos da faixa Leste e da costa. Pode haver garoa ou chuva fraca em alguns locais, mas o volume será pouco significativo. Apesar disso, aberturas de sol não estão descartadas em áreas isoladas.

Para Cachoeira do Sul, o dia será de sol entre muitas nuvens, com temperatura variando entre 9ºC pela manhã e 14ºC à tarde. Os ventos sopram a cerca de 10 km/h e a chance de chuva é mínima (0,1mm).

O ingresso do ar frio derruba as temperaturas principalmente nas regiões Sul e Leste do RS, onde as mínimas serão registradas no período noturno. Nessas áreas, a tarde será fria, com termômetros marcando entre 11ºC e 13ºC. Já no Noroeste e no Norte, a massa de ar frio terá pouca influência, proporcionando uma tarde amena, com máximas entre 23ºC e 25ºC.

Em Porto Alegre, a quarta-feira deve ser de céu encoberto e garoa ocasional. A temperatura à tarde deve oscilar entre 13ºC e 14ºC, caindo para 9ºC a 10ºC ao fim do dia.

📌 Fonte: MetSul Meteorologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp