Rota Cicloturística TROPEIROS DA TAFONA agendada para 28 de julho

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), em parceria com a Ciclo Bikes, coloca em execução mais uma rota cicloturística, planejada em conjunto com a iniciativa privada e o Laboratório GRIN, da UFSM/Cachoeira do Sul.

O evento que estava agendado para o dia 9 de junho, foi reagendado, devido ao desastre climatológico de maio, para o DIA 28 DE JULHO DE 2024, com concentração às 7h30min, no Chateau d’Eau (Praça Balthazar de Bem) e saída às 8h. O grupo seguirá para a região interior sul de Cachoeira, passando pelo centro da cidade, pórtico de entrada, Ponte do Fandango e chegará na Fazenda Tafona por volta de 10h. A fazenda fica na localidade Porteira Sete e é tombada pelo Iphae por manter preservado o engenho de farinha de mandioca com todos os equipamentos usados no beneficiamento do produto, localizado ao lado da casa principal.

A fazenda é remanescente de antiga sesmaria e a construção da sede, segundo pesquisa feita pelos proprietários, data do século XIX (aproximadamente 1813). Lá, os cicloturistas conhecerão a história e estrutura da fazenda, sendo acolhidos com água saborizada, café e chá, pastel ou torrada (escolha no ato da inscrição) e bolos. Finalizando a vivência na Fazenda Tafona, haverá um brinde com licor, homenageando os primeiros ciclistas que lá estiveram em passeio no ano de 1900, conforme registrado no blog https://historiadecachoeiradosul.blogspot.com/2015/03/excursao-de-ciclistas.html, de responsabilidade da pesquisadora Mirian Ritzel.

RETORNO – Por volta de 12h30min os ciclistas começam a retornar e passarão pela Volta do Chimarrão, Estrada das Tropas e Quebra Canga com uma parada no Armazém Vargas por volta de 14h30min. Às 15h30min estão previstas fotos na LagarH (empresa de plantio e beneficiamento de azeitonas, com azeites premiados) localizada em uma propriedade na BR 153. Haverá carro de apoio, da Jardine, com água e frutas que serão distribuídas aos integrantes da rota cicloturística. A distância total (de ida e volta) do passeio é 64,5 Km com uma altimetria acumulada de 551 metros, em ritmo de passeio.

Inscrições apenas pelo link: https://bikedosul.com.br/evento?tropeiros-da-tafona&id=226

– Valores: 

R$60,00 até o dia 11 de julho 

R$70,00 até o dia 24 de julho

– Realização: Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer – Smtel e Ciclo Bikes.

– Apoio: Sest/Senat, DP Consultoria Ltda, Jardine e Pedal das Gurias.

– Data: 28 de julho de 2024.

– Saída: Chateau d’Eau

– Concentração: 7h30min

– Saída: 8h

– Prazo máximo de inscrição: 24 de julho

– Kit: carro de apoio com água e frutas, entrada na Fazenda Tafona com roteiro guiado e café, fotos na LagarH e certificado de participação.

– Informações: 51 9 9809 5085 com Rafael Krügel







Adrine Zigulich Martins

Todos os Direitos Reservados Rádio Cachoeira
Desenvolvido por Rafael Bordignon
Hospedado por Three Tecnologia

Logo Cachoeira

Compartilhe

×