RS amplia uso de inteligência artificial nos serviços públicos e aposta em eficiência digital

ESTADO | Governo estadual investe em tecnologia para combater evasão escolar, prever crimes e agilizar atendimento ao cidadão
O governo do Rio Grande do Sul deu mais um passo rumo à modernização da gestão pública com o anúncio da ampliação de sua estratégia digital baseada em inteligência artificial (IA). A iniciativa foi detalhada nesta quinta-feira (5) pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), responsável por coordenar a transformação tecnológica no Estado.
De acordo com a titular da pasta, Danielle Calazans, a adoção da IA representa uma mudança cultural na administração pública. “Se bem utilizada, pode resultar em ganhos importantes no dia a dia do servidor estadual e, lá na ponta, para toda a população gaúcha”, destacou a secretária.
A estratégia integra diversas áreas do governo, como educação, segurança pública e atendimento ao cidadão, com foco na automação de processos, análise preditiva e maior personalização dos serviços.
Ações em andamento
Evasão escolar:
No setor educacional, o Sistema de Proteção à Trajetória do Estudante utiliza IA para identificar padrões de abandono escolar e classificar o risco de evasão em três níveis. A tecnologia permite a criação de planos de ação individualizados, conforme o perfil de cada aluno, e tem como base dados de frequência, motivos de afastamento e medidas adotadas pela escola.
Segurança pública:
O Sistema Ceseg, aplicado na área de segurança, usa IA para prever indicadores criminais, detectar anomalias em regiões específicas e identificar padrões em boletins de ocorrência. A ferramenta também contribui na prevenção de roubos de veículos e na proteção de vítimas de violência doméstica, com a criação de perfis de risco.
Atendimento ao cidadão:
O portal unificado rs.gov.br agora conta com a assistente virtual “GurIA”, baseada em IA generativa, que interage com os cidadãos por WhatsApp, SMS e e-mail. A assistente envia lembretes, alertas de serviços e notificações personalizadas. A nova estrutura do portal também organiza os serviços por temas, como Produtor Rural, Aluno, Empreendedor e Servidor Público, facilitando a navegação e a resolução de demandas.
Leitura de documentos:
O uso de IA também acelera processos internos. Cerca de 2,5 mil licenças da ferramenta Copilot, da Microsoft, foram distribuídas para servidores-chave, permitindo, por exemplo, a leitura automática de documentos digitalizados e a extração de informações relevantes, otimizando o tempo de resposta em diferentes serviços públicos.
Próximos passos
Outros projetos estão em fase de desenvolvimento nas áreas de finanças, tributos, segurança e atendimento ao cidadão, incluindo melhorias nos serviços do Detran e do Instituto de Previdência do Estado (IPE Prev). A expectativa é que o uso da inteligência artificial continue sendo expandido para tornar a máquina pública mais eficiente e responsiva.