RS: PIB registra queda
No Rio Grande do Sul, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou queda de 0,7% no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao quarto trimestre de 2022. O economista Guidi Nunes avalia que a queda do PIB foi influenciada pelo desempenho negativo da agropecuária, que teve queda de 21,3%. Segundo ele, a parte oeste do RS, que faz fronteira com a Argentina, também está enfrentando a seca prolongada que afeta o país.
O economista acredita que para reverter essa situação, o estado precisa estabelecer políticas regulatórias, organizar cadeias de atividade econômica e os setores do RS, precisam construir políticas de desenvolvimento setorial para somar com as políticas de desenvolvimento local e regional.
De acordo com o Departamento de Economia e Estatística (DEE), a queda no setor industrial foi puxada pela baixa nos números da Indústria de Transformação, que teve diminuição de 5,6% e também pelos recuos nas atividades de Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana com queda de 1,9% e Construção, que teve baixa de 1,7%.
Fonte: Brasil 61

