4 de dezembro de 2025

RS segue sem novos focos confirmados de influenza aviária, diz Seapi

FRANGO GRANJA GRIPE AVIÁRIA

RURAL | Caso suspeito em Anta Gorda está sob investigação; Estado mantém vigilância reforçada

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), informou nesta terça-feira (28) que não há novos focos confirmados de influenza aviária no Estado.

A secretaria esclareceu que o caso registrado no município de Anta Gorda é apenas uma suspeita, relacionada a uma amostra coletada que está sendo analisada, assim como outras em monitoramento em diferentes regiões do país.

Segundo a Seapi, o Estado segue atento e atuante no controle de possíveis ocorrências, com a realização rotineira de coletas de material biológico para diagnóstico no laboratório oficial. Todo o processo segue os protocolos estabelecidos por normas sanitárias nacionais e internacionais.

O órgão também ressaltou que o sistema de vigilância encontra-se em estado de hipersensibilidade, o que tem provocado um aumento no número de notificações. Ainda assim, todas as suspeitas fundamentadas são investigadas com rigor técnico.

Os resultados das análises laboratoriais estão sendo conduzidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e qualquer nova informação oficial será divulgada à população. A DDA reafirmou seu compromisso com a transparência e a segurança sanitária do plantel avícola gaúcho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp