Saúde municipal reforça organização da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência
CIDADE | A iniciativa busca ampliar e qualificar os serviços oferecidos no município
A Secretaria Municipal da Saúde promoveu, na manhã desta quarta-feira (29/01), mais uma reunião para a organização da Rede Municipal da Pessoa com Deficiência. O encontro, conduzido por Tatiane Leal, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e Pessoa com Deficiência, teve a adesão de novos serviços e associações representativas, que foram convidadas a acompanhar o processo de estruturação da rede.
Desde a reunião inicial, realizada em 8 de janeiro, a proposta tem sido mapear os serviços existentes e identificar as necessidades futuras para qualificar o atendimento às pessoas com deficiência no município. Segundo a secretária municipal da Saúde, Camila Nunes Barreto, está prevista a realização de encontros trimestrais com associações, entidades e conselhos. O objetivo é consolidar um espaço de diálogo para reunir demandas e sugestões do segmento, além de definir fluxos de atendimento e aprimorar os serviços públicos destinados às pessoas com deficiência.

Estiveram presentes representantes da gestão municipal da saúde e diversas entidades, como a Associação Municipal dos Autistas (AMA), Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), TEAcolhe Macrorregional, Centro Regional de Referência (CRR) em Autismo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação da Pessoa com Fibromialgia (Acafi), Associação dos Portadores de Deficiência Física (Apodef), Associação dos Deficientes Visuais e Cegos de Cachoeira do Sul (ADVCC), Conselho Municipal da Saúde, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e o Núcleo de Assistência aos Estudantes (NAES) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A iniciativa reforça o compromisso da gestão pública em garantir direitos e promover a inclusão social, fortalecendo a rede de apoio para pessoas com deficiência no município.

