5 de dezembro de 2025

Secretaria da Saúde intensifica combate à dengue no Bairro Santa Helena

WhatsApp Image 2025-02-28 at 11.06.39 (2)

COMBATE A DENGUE | Ação foca em tecnologia para eliminação de criadouros e monitoramento de áreas de risco

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS), deflagrou na manhã desta sexta-feira (28) uma nova frente de combate à dengue no Bairro Santa Helena, zona norte de Cachoeira do Sul. A região concentra 11 dos 12 casos registrados em 2025, conforme o boletim semanal de arboviroses divulgado na última terça-feira.

Segundo o levantamento da Secretaria, a cidade contabiliza atualmente 10 casos confirmados e dois com sinais de alarme, uma forma mais grave da doença. Para conter o avanço da dengue, a DVS adotou uma tecnologia inovadora: a aplicação de um produto biológico voltado ao controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, especialmente em locais de difícil acesso.

A diretora da DVS, enfermeira Andréa Santos, esclareceu que o produto utilizado é seguro para pessoas, animais, insetos não-alvo e o meio ambiente. A pulverização é feita diretamente nas áreas infectadas, identificadas previamente por agentes de combate às endemias, que realizam coletas de amostras e bloqueio das áreas próximas às residências de casos positivados. “Numa etapa anterior, nossos agentes orientaram os moradores, coletaram amostras e aplicaram pastilhas para eliminar focos pontuais de contaminação”, explicou Andréa.

O diferencial da ação desta sexta-feira foi a estreia do Mini Gerador de Pulverização Aerossol Guarany 30 LT, equipamento adquirido recentemente pelo município. O dispositivo permite alcançar grandes áreas e focos ocultos, facilitando a eliminação de criadouros mesmo em imóveis fechados. A operação foi conduzida por um veículo da DVS, sob o comando do motorista Alexandre Finger e a supervisão do engenheiro agrônomo da SMS, Eduardo Streb. “A tecnologia é segura, atende às diretrizes do Ministério da Saúde e será uma grande aliada no controle da dengue”, ressaltou Streb.

A secretária municipal da Saúde, Camila Nunes Barreto, reforçou o compromisso da pasta no monitoramento contínuo da doença e destacou a importância da colaboração popular. “A população é nossa maior aliada. Manter os imóveis limpos, sem acúmulo de detritos e eliminar pontos de água parada são atitudes essenciais para conter a proliferação do mosquito”, alertou.

A Secretaria reforça que as ações preventivas seguem em toda a cidade, com equipes dedicadas ao controle vetorial e orientações comunitárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp