Segunda-feira gelada e com sol entre nuvens em Cachoeira do Sul
CLIMA | Massa de ar polar mantém temperaturas baixas e promete madrugadas congelantes no RS
A segunda-feira (30) começou sob a influência de uma poderosa massa de ar polar que cobre o Rio Grande do Sul, trazendo muito frio para Cachoeira do Sul e todo o estado. Os termômetros marcaram mínima de 2ºC nas primeiras horas do dia e a máxima não deve passar dos 9ºC. Apesar do frio, o sol aparece entre muitas nuvens e a chance de precipitação é mínima — apenas 0,2 mm. Os ventos sopram a 11 km/h.
O cenário se repete em diversas regiões, com sol predominando entre o Oeste, Centro e Sul gaúcho, enquanto o Norte, Planalto e Serra ainda enfrentam nebulosidade e possibilidade de garoa fraca. À noite, o tempo fica aberto na maior parte do estado, favorecendo o avanço do ar ainda mais frio. A madrugada de terça-feira promete ser uma das mais geladas do ano, com chance de temperaturas negativas e geada ampla, especialmente nos pontos mais altos do estado.
Esse frio intenso é reflexo da mesma massa de ar polar que provocou neve em metade das províncias da Argentina e que ainda hoje pode trazer neve ao norte argentino e ao Uruguai. A MetSul Meteorologia alerta que o frio persistente continuará ao longo da semana, com mínimas podendo atingir entre -6°C e -8°C nos Aparados da Serra.
Enquanto o frio garante a estabilidade do tempo, os rios ainda seguem em elevação por conta dos volumes excessivos de chuva registrados no fim de semana na Metade Norte gaúcha. Rios como o Taquari e o Caí já saíram do leito, atingindo cotas de inundação, e atingem o pico da cheia nesta segunda-feira antes de começarem a recuar. Já o Jacuí — importante para Cachoeira do Sul — também terá elevação, mas sem a mesma gravidade das cheias anteriores.
O Guaíba deve subir nos próximos dois dias com o acúmulo da vazão dos rios, mas não há risco de repetir os eventos de maio de 2024, segundo a MetSul.

