Semeadura do arroz alcança todas as regionais do Irga e chega a quase 19% no Estado

A semeadura da safra de arroz está em evolução em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Conforme o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), produtores da Zona Sul começaram o plantio nesta semana, fechando o circutio de regionais na atividade. No Estado, já foram implantados 180 mil hectares, o que representa 18,98% da área estimada pelo Irga para este ciclo, de 948,3 mil hectares.


O destaque regional é a Fronteira Oeste, que atingiu no último levantamento do Irga 54,72% (154 mil hectares dos 281,5 mil hectares previstos). A Zona Sul registrou 4,68% da área (7,77 mil hectares dos 165,9 mil hectares projetados) nesta semana.


Entre os municípios gaúchos, os três mais adiantados são:

  • Uruguaiana – 57,86 mil hectares
  • Itaqui – 47,19 mil hectares
  • Alegrete – 30,75 mil hectares


O gerente da Extensão Rural (Dater) do Irga, Luiz Fernando Siqueira, acrescenta que esses três municípios já superaram metade da área prevista e que São Borja está próximo dos 50%. Nas demais regiões, o avanço é mais lento em função da questão climática. “Os volumes de precipitação não são tão grandes, mas as chuvas são contínuas. Todas as semanas está ocorrendo um pouco de precipitação e isso está ocasionando certa demora do avanço nas demais regiões. Mas cabe lembrar que ainda estamos numa época excelente para a semeadura do arroz”, afirma.


A Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Irga coordena o levantamento da semeadura de arroz no RS, elaborado a partir de informações fornecidas pelos produtores para os núcleos da autarquia localizados no interior do Estado.  | Foto:






Correio do Povo

Todos os Direitos Reservados Rádio Cachoeira
Desenvolvido por Rafael Bordignon
Hospedado por Three Tecnologia

Logo Cachoeira

Compartilhe

×