SES emite alerta para proteção da população durante calor extremo no RS
ESTADO | Secretaria da Saúde reforça ações para minimizar impactos das altas temperaturas, com foco nos grupos mais vulneráveis.
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) emitiu um alerta nesta semana direcionado a profissionais e gestores da rede de saúde, orientando sobre as medidas necessárias para proteger a população durante o período de calor extremo no Estado. O objetivo é reduzir riscos à saúde, principalmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e gestantes.
O material informativo foi elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e pelo Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps). O informe destaca também a atenção necessária a pessoas com sobrepeso, obesidade e doenças crônicas, além daquelas com limitações físicas, cognitivas ou sensoriais. Indivíduos com problemas de saúde mental, acamados e usuários de substâncias psicoativas também são considerados em situação de risco.
População em vulnerabilidade socioeconômica
A SES também destaca que pessoas com acesso limitado à água potável, em situação de rua ou vivendo em moradias precárias ou superlotadas estão entre as mais vulneráveis. Comunidades de migrantes, indígenas e quilombolas também estão no foco das ações preventivas.
Sinais de alerta e recomendações
Os principais sintomas do impacto do calor extremo incluem transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. Quem apresentar esses sinais deve buscar imediatamente atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.
Para minimizar os riscos, a SES orienta que a população adote medidas de prevenção:
- Beber água regularmente ao longo do dia;
- Usar roupas leves e de cores claras;
- Permanecer na sombra sempre que possível;
- Evitar esforço físico entre 10h e 16h;
- Tomar banhos frios para resfriar o corpo;
- Utilizar protetor solar e outros itens de proteção contra o sol.
A Secretaria reforça a importância da colaboração de toda a sociedade para garantir a segurança da população durante os dias de calor intenso.

