5 de dezembro de 2025

SMEd promove encontro virtual para fortalecer ações do Mês da Convivência Escolar

EDUCAÇÃO AULA ESTUDOS PROVA COLÉGIO PROFESSOR DIRETOR ESCOLA

EDUCAÇÃO | Atividade marca o Dia Nacional de Combate ao Bullying com foco em práticas restaurativas nas escolas

Nesta terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul promove um encontro virtual com gestores, orientadores e demais profissionais da educação para debater estratégias coletivas de fortalecimento da convivência escolar. A atividade será realizada por meio da plataforma Google Meet, em dois horários: às 9h30min e às 14h30min, com duração aproximada de 45 minutos.

O evento integra as ações alusivas ao Mês da Convivência Escolar e ocorre no contexto do Dia Nacional de Combate ao Bullying, celebrado em 7 de abril. O objetivo do encontro é orientar e apoiar as escolas na implementação de práticas restaurativas, como mediação de conflitos, comunicação não violenta e estratégias de convivência, com foco na construção de ambientes escolares mais seguros, empáticos e acolhedores.

A mediação será conduzida pela equipe do Setor de Atendimento ao Estudante, coordenada pela professora Raquel Mazuim. “Incentivar a boa convivência escolar para vencer o bullying, o preconceito e as diversas formas de violência e discriminação precisa ser uma estratégia permanente das escolas, e a Secretaria Municipal de Educação é parceira nesta meta”, destacou Raquel.

Durante o encontro, será apresentado o site com materiais de apoio produzidos pelo Ministério da Educação (MEC), que poderão ser utilizados no planejamento de ações nas escolas. Também serão compartilhadas sugestões de atividades práticas.

Práticas restaurativas em toda a rede

Conforme a secretária municipal de Educação, professora Carla da Luz Zinn, 100% das escolas da rede municipal já aderiram ao Programa Municipal de Práticas Restaurativas. “Acreditamos na comunicação empática, no respeito às diferenças e no cultivo da cultura da paz em todas as dimensões educacionais, por isso a SMEd não tem medido esforços para orientar, fomentar e dialogar sobre o assunto”, reforçou.

O programa contempla a formação de novos facilitadores, grupos de estudos e apoio para implantação das Centrais de Paz nas instituições de ensino.

Como participar

Profissionais interessados poderão escolher entre dois horários para participar do encontro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp