A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer convida toda a comunidade para a apresentação virtual do Radar Turístico, composto por um diagnóstico estratégico que indica o cenário turístico de Cachoeira do Sul. O Radar Turístico faz parte do Plano Municipal de Turismo de Cachoeira do Sul e integra o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.
Na terça-feira, 18 de junho, às 19h, ocorrerá a apresentação de um diagnóstico estratégico que faz parte do Radar Turístico de Cachoeira do Sul. O estudo é fruto de uma parceria entre o Sebrae RS, a Prefeitura de Cachoeira do Sul e o Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos (IPM), e integra o Plano Municipal de Turismo de Cachoeira do Sul, documento necessário para compor o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. A apresentação será online e é necessária a inscrição para recebimento do link.
O estudo contempla uma avaliação do município nos critérios de acesso e transporte, apoio ao turista e conveniências, hospedagem, gastronomia, atrativos históricos, culturais e econômicos, eventos, e governança em cooperação. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (55) 9 9916-9709 ou pelo link: https://forms.gle/zocae78MQ9VuMTws5.
Com a execução do projeto, é possível orientar todas as ações dos setores público e privado para transmitir uma comunicação clara ao mercado nacional e estabelecer diferenciais autênticos em relação a outros destinos turísticos. Dessa forma, a intenção é aumentar o fluxo de turistas, proporcionar uma experiência qualificada, gerar recursos econômicos, promover o empreendedorismo, e gerar emprego e renda. A metodologia já foi aplicada pelo Sebrae em outras regiões do estado, como a Costa Doce e a Rota Águas e Pedras.
O Gestor de Projetos de Turismo no Sebrae RS, Carlos Henrique Karsten Junior, explica que se trata de um passo importante para o desenvolvimento sustentável do turismo na região, e destaca: “Através da análise criteriosa dos diversos aspectos que compõem a oferta turística local, buscamos fornecer insights valiosos que possam direcionar as ações na cidade. Nosso objetivo é contribuir para a criação de uma experiência turística única em Cachoeira do Sul, impulsionando o crescimento econômico, o empreendedorismo e a geração de empregos na comunidade.”
Para Marion Araújo, presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Cachoeira do Sul é uma cidade com uma rica história: “Desde 2023, a cidade integra a Rota do Império Lusitano do Sul, uma rota turística formatada pela Secretaria Estadual de Turismo que promove e valoriza o patrimônio, a história e o turismo de 14 municípios gaúchos e da Colônia do Sacramento, no Uruguai, devido ao forte legado lusitano existente desde o Brasil Colônia, como é o caso de Cachoeira do Sul,” finaliza.
Adrine Zigulich Martins