Spotify: “Envolver”, de Anitta, contou com manipulação de dados para chegar ao topo

“Envolver”, de Anitta, chegou ao primeiro lugar no Top Global da plataforma de música Spotify em 25 de março, com 6,4 milhões de execuções (4,1 milhões vindas do Brasil). O topo foi alcançado em consequência de uma campanha para afetar os algoritmos do aplicativo.

No dia 14 de março, a conta da cantora no Twitter retuitou um seguidor que ensinava como criar mais de uma conta e elaborar playlists em que “Envolver” tocaria várias vezes. Seria uma estratégia para driblar regras do Spotify.

A manipulação dos dados levantou discussões nos bastidores musicais sobre a legitimidade de chegar ao primeiro lugar no ranking. A maioria dos ouvintes de Anitta, por exemplo, vinha do Brasil, e não dos países nos quais a artista lançou “Envolver” com o objetivo de consolidar uma carreira internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?