Temporal causa prejuízos a fumicultores na região, com 356 ocorrências de granizo e 108 destelhamentos
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) relatou danos severos em lavouras de tabaco devido a um forte temporal que atingiu a região na noite de domingo (1º). Segundo Alexandre Paloschi, Gerente do Departamento Técnico da Mutualidade da Afubra, foram registrados 356 casos de granizo em lavouras e 108 ocorrências de destelhamento de estufas.
Conforme Paloschi, a entidade já iniciou os atendimentos aos associados. “Quando ocorre granizo nas lavouras, acionamos o auxílio ‘dano lavoura’. Avaliadores vão a campo verificar os prejuízos para entender qual suporte é necessário”, explicou. Ele também ressaltou que, em casos de estufas destelhadas durante a colheita, o procedimento é semelhante, garantindo suporte imediato.
Paloschi destacou que os pagamentos relacionados aos auxílios normalmente são efetuados em poucas horas após as avaliações. “Nosso objetivo é oferecer o melhor atendimento possível assim que recebemos a notificação dos associados”, frisou.
Apesar da agilidade no atendimento, o gerente lamentou os prejuízos causados aos produtores. “Torçamos para que nunca precisem acionar o auxílio, pois é muito difícil ver o trabalho de meses destruído em minutos”, concluiu.

