Trabalhadores da Cultura discutem uso de recursos da Lei Aldir Blanc em Cachoeira do Sul

CULTURA | Segunda oitiva reuniu cerca de 40 participantes e já gerou propostas para investimento em estrutura e mobilidade cultural
Cerca de 40 trabalhadores da área cultural de Cachoeira do Sul participaram, na última terça-feira (13), da segunda oitiva da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2025. O encontro, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), ocorreu no auditório Rita Fernandes Barbosa, localizado na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha.
Durante a reunião, começaram a surgir as primeiras propostas para a destinação dos recursos da PNAB deste ano. Entre elas, a secretária municipal de Cultura, Dariely de Barros Gonçalves, sugeriu um projeto de melhorias estruturais no próprio auditório, incluindo itens como nova iluminação, sistema de som, climatização, pintura e acessibilidade.
Outra demanda apresentada pelos participantes foi o investimento em mobilidade cultural, com o objetivo de viabilizar a circulação de produtores e artistas locais para apresentações fora do município. Já o assessor técnico da SMC, Maique Dutra, destacou que os recursos também poderão contemplar a manutenção e aquisição de equipamentos para espaços culturais, como bibliotecas comunitárias.
“Foi mais um encontro importante para que cada segmento cultural da nossa comunidade apresentasse suas ideias e estimativas orçamentárias para que seus projetos venham a ser contemplados”, avaliou a secretária Dariely.
A próxima oitiva já tem data marcada: será na terça-feira, 20 de maio, às 18h, novamente no auditório da Casa de Cultura.