Uma grave situação impacta a educação no interior de Cachoeira do Sul: a falta de pagamento da Prefeitura resultou na suspensão do transporte escolar para alunos e professores de diversas escolas municipais. A empresa responsável pelo transporte anunciou que não realizará o serviço nesta segunda-feira, 5 de agosto, devido ao atraso nos pagamentos referentes aos serviços prestados em junho.
Conforme informado pela secretária da Educação, Solanje Louzada, a interrupção afetará oito linhas, impactando diretamente seis escolas municipais. As instituições mais prejudicadas serão a EMEF Nossa Senhora de Fátima, localizada na Mineração, e a EMEF Imperatriz Leopoldina, em Faxinal da Guardinha, que não terão aulas nesta segunda-feira. Outras escolas afetadas de forma parcial incluem Emília Vieira da Cunha, Taufik Germano, Nossa Senhora da Medianeira e Sagrado Coração de Jesus. Ao todo, aproximadamente 130 crianças ficarão sem aulas devido à paralisação do transporte.
Solanje Louzada informou que a empresa está cobrando o pagamento pelos serviços de transporte realizados em junho. De acordo com a Secretaria da Fazenda, o pagamento está previsto para ser efetuado nesta segunda-feira.
A situação expõe a fragilidade do sistema de transporte escolar e a falta de planejamento financeiro por parte da administração municipal, prejudicando diretamente a educação e o direito ao acesso à escola para centenas de crianças.