Três ovinos da raça Texel são os primeiros animais a chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil

O pecuarista Sérgio de Oliveira, da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana, foi o primeiro a chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, nesta segunda-feira (21/8), para participar da 46ª Expointer. Ele trouxe três ovinos da raça Texel – a cordeira Gauchinha, de sete meses; o Estrambólico, de um ano e oito meses; e um macho de um ano e dois meses, ainda sem nome. “Comemorei meu aniversário de 62 anos no domingo, na frente do Portão 8”, disse Oliveira, feliz.  A feira inicia-se em 26 de agosto e vai até 3 de setembro. A entrada de pedestres e veículos visitantes ocorre das 8h às 20h30.

O pecuarista contou que saiu de Uruguaiana às 22h de sábado (19/8) para chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil às 9h de domingo (20/8). “Os animais viajaram 11 horas, mas vinham sendo alimentados ao longo do trajeto. Eu trato meus bichos melhor do que os três filhos adultos”, brincou. “A alimentação deles é diferenciada e controlada por veterinários. A Gauchinha está sempre andando conosco, desde que a gente esteja de bota e bombacha. Se a gente está de tênis ela não anda junto. O Estrambólico tem esse nome porque faz muita anarquia. E o outro macho ainda não tem nome porque é normal.”

Conforme Oliveira, entre as 16 participações na Expointer, esta é a 12ª vez que são os primeiros a chegar ao parque.  “Para este ano, temos uma boa expectativa de que os animais conquistem algum prêmio. De zero a dez, um sete”, acredita. Ele comentou que a Cabanha Oliveira, de 12 hectares, existe há 22 anos e possui 70 ovinos da raça Texel, todos reprodutores.

O titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, afirmou que haverá, durante a feira, uma multiplicidade de atrações e salientou a qualidade genética dos animais. “Esperamos negócios de mais de R$ 7 bilhões, como ocorridos no ano passado, e mais de 800 mil visitantes”, destacou. “Hoje abrimos os portões para os gaúchos a cavalo ou a pé, que trabalham cotidianamente para construir a riqueza deste Estado ou grande parte dela. É a oportunidade de a cidade encontrar com o campo”, disse.

“Estamos a uma semana da abertura dos portões para o público e o Assis Brasil está praticamente pronto. Esperamos que o número de visitantes bata o recorde. A 46ª Expointer vai alegrar os gaúchos que vierem ao parque. Estamos esperando todos de braços abertos”, pontuou Feltes.

Para a subsecretária do parque, Elizabeth Cirne-Lima, esse é um momento de grande emoção. “É o momento da chegada das estrelas, da alma da feira, os animais da Expointer. A expectativa é grande”, falou.

Elizabeth explicou que, com parcerias, foram capazes de organizar a reestruturação do pavilhão de bovinos de corte e de ovinos. “Os ovinos e os bovinos de corte e de leite costumam chegar antes, porque têm uma adaptação um pouco mais longa. Eles estão chegando e encontrando um pavilhão todo reformado, lindo e arrumado para recebê-los. Estamos felizes com a chegada deles e com esse novo momento do parque, cheio de novidades para atender aos nossos expositores e visitantes.”

A subsecretária afirmou, ainda, que quase metade do parque já está montada. “A gente costuma dizer que, na véspera da abertura dos portões para o público, o parque normalmente ainda não está concluído. Sempre achamos que não vai dar tempo de terminar tudo, mas, quando chega sábado de manhã cedo, o parque está pronto, todo montado e lindo.”

Entrada dos animais

Ao todo, são 4.275 animais (de argola e rústicos) inscritos para a feira. Os exemplares para julgamentos podem entrar até sexta-feira (25/8), das 8h às 22h. Todos passarão pela equipe do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi. Nos demais dias da feira, podem ingressar no parque os animais rústicos, de leilões e os que participam de provas ou apresentações.

Todos os Direitos Reservados Rádio Cachoeira
Desenvolvido por Rafael Bordignon
Hospedado por Three Tecnologia

Logo Cachoeira

Compartilhe

×