26 de abril de 2025

Uso de máscaras passa a ser facultativo a partir desta terça-feira

94d5801a8ea020b46c421cf3cc2237f4

Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (24/10), no gabinete do prefeito, foi assinado o decreto municipal 070/2022 que torna facultativo o uso de máscara de proteção individual em todos os locais, incluindo ambientes hospitalar e de saúde. Em julho deste ano, já em processo de desaceleração da pandemia do coronavírus, o prefeito José Otávio Germano havia tornado opcional o uso do EPI para circulação ou permanência em locais abertos ou fechados, com exceção deste segmento de atuação. O uso da máscara, a partir desta terça-feira (data da publicação do decreto), deixa de ser obrigatório, portanto, também em estabelecimentos destinados ao atendimento na área da saúde , público ou privado, tais como hospitais, clínicas, farmácias, serviços da Secretaria Municipal da Saúde, UPA, CT-UPA, transporte público urbano coletivo ou individual e instituições de longa permanência para idosos (ILPIS).

Em um retrospecto de todos os esforços dispensados pela Administração Municipal no combate à Covid-19, o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, discorreu sobre a relevância do empenho conjunto com demais órgãos da saúde municipal, como o HCB, a 8ª CRS e o Conselho Municipal da Saúde, entre outros, sempre muito empenhados em colaborar durante todo o processo. O titular da SMS explicou que a flexibilização quanto ao uso das máscaras foi motivada por uma recomendação do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), levando em conta a redução do número de casos da Covid-19 em Cachoeira do Sul, assim como a diminuição das internações hospitalares por conta da doença, além de índices considerados satisfatórios para a imunização contra a Covid-19.

SINTOMÁTICOS E FOCO NA IMUNIZAÇÃO

Mesmo em clima de comemoração por um momento tão esperado, que significa o controle da pandemia – há duas semanas não há registro de contaminados pelo coronavírus em Cachoeira do Sul -, Figueiró anunciou o apontamento de mais uma morte por causa da Covid-19 nesta segunda-feira (24/10), fato que, no seu entender, “serve para deixar autoridades e população sempre em alerta quanto a gravidade da doença”. O óbito em questão foi de um paciente contaminado há cerca de um mês.

Em seu pronunciamento, o Superintendente do HCB, Luciano Morschel, salientou as muitas lições deixadas pela pandemia, sendo que a principal delas deveria ser a retomada do uso das máscaras sempre que o cidadão estiver sintomático em caso de infecção respiratória. “Precisamos incorporar esse hábito ao nosso cotidiano a partir de agora”, reiterou. Já para o titular da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, Júlio Lopes, a flexibilização em torno do uso das máscaras de proteção individual aumenta a responsabilidade do Poder Público em torno da imunização contra a Covid-19. “Não podemos deixar brecha para essa doença e buscar as doses adicionais é fator decisivo nesta luta”, destacou, referindo-se, sobretudo, a procura ainda aquém do esperado pelas terceira e quarta doses do imunizante.

A vice-prefeita Angela Schuh, que comandou a solenidade em substituição ao prefeito José Otávio Germano, destacou o trabalho realizado e todo o empenho da Secretaria Municipal da Saúde até que se chegasse a esse momento. “Nos resta agora focar nas muitas sequelas que a Covid-19 deixou em nosso cotidiano, seja diretamente nos acometidos pela doença, ou nos muitos aspectos da nossa rotina, destacando as consequências que isolamento trouxe para a educação, por exemplo. “Assim como a qualidade de vida dos infectados sofreu consequências, todo o processo de ensino contabiliza sinais de retrocesso. Nossa missão agora é recuperar essas perdas, seja na saúde, na educação ou nos demais aspectos da vida dos cachoeirenses”, afirmou a vice-prefeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp