A rede municipal de saúde, assim como acontece em outras cidades gaúchas e em vários pontos do país, está sem estoque de vacinas contra a Covid-19 para crianças com menos de 12 anos de idade. A imunização contra a doença para adolescentes acima dos 12 anos e até 18 anos incompletos, assim como para o público adulto que integre os grupos de risco, segue ocorrendo normalmente em todas as salas de vacinas do município. Em seu site oficial, o Ministério da Saúde assinala o recebimento de uma remessa de imunizantes para este público no dia 1º de setembro, com liberação das doses estimada para a partir do dia nove.
A vacina monovalente XBB, da fabricante Moderna, é a referência para proteção contra o coronavírus após atualização recente para a cepa Ômicron XBB 1.5. As salas de vacinas na cidade operam das 7h15min às 11h45min e das 13h15min às 15h30min. Atualmente, o serviço de imunização pode ser acessado também de segundas às sextas-feiras nas unidades inseridas no terceiro turno adotado pela SMS (EAP Central, EAP Marina e EAP Centro Social Urbano), das 17h às 21h30min.
ATENDIMENTOS TURNO ESTENDIDO
Terceiro turno para atendimento de síndromes respiratórias (H1N1, covid-19), dengue, leptospirose, coqueluche e serviço de vacinação de rotina.
Público: pacientes de qualquer bairro podem ser atendidos por qualquer uma das três unidades no período indicado, no formato livre demanda (sem necessidade de agendamento), desde que envolvendo as enfermidades relacionadas pelo serviço extra.
Horário: 17h às 21h30min de segundas às sextas-feiras.
Locais: EAP Central (Rua Conde de Porto Alegre, 1271), EAP Marina (Rua Manoel Pinto da Mota, 1681) e EAP Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448).
Atenção: Rotinas da atenção básica (como acompanhamento pré-natal e curativos, por exemplo) serão transferidas para o horário habitual de funcionamento dos postos de saúde, das 7h às 12h e das 13h às 16h.