31 de janeiro de 2026

Vaticano instala cortinas na Basílica de São Pedro e intensifica expectativa pelo novo papa

cortinas

ELEIÇÃO PAPAL | Abertura das cortinas anunciará o sucessor de Francisco, que fará a bênção Urbi et Orbi

O Vaticano instalou nesta segunda-feira (5) as tradicionais cortinas vermelhas na varanda principal da Basílica de São Pedro, marcando mais uma etapa simbólica rumo à escolha do novo papa. O sucessor de Francisco será revelado assim que as cortinas se abrirem, após o anúncio do tradicional Habemus Papam. O novo pontífice dará sua primeira bênção, a Urbi et Orbi, à multidão reunida na Praça de São Pedro e ao mundo.

A montagem das cortinas segue a instalação da chaminé no telhado da Capela Sistina, realizada na semana passada, e intensifica o clima de expectativa entre os fiéis católicos. A fumaça branca que sairá da chaminé será o sinal de que um novo papa foi escolhido.

O conclave está marcado para começar nesta quarta-feira (7). Ao todo, 133 cardeais eleitores participarão da votação secreta, trancados na Capela Sistina até que se chegue a um consenso. Para a eleição ser válida, o candidato precisa obter ao menos dois terços dos votos — ou seja, no cenário atual, 89 votos.

Serão realizadas até quatro votações por dia: duas pela manhã e duas à tarde. Caso, após três dias, nenhum nome consiga atingir o número necessário, será feita uma pausa de 24 horas para orações e reflexão. Uma nova pausa poderá ocorrer após mais sete rodadas de votação sem consenso.

Se houver 34 votações sem a definição do novo pontífice, os dois cardeais mais votados disputarão uma espécie de segundo turno. Ainda assim, será preciso alcançar dois terços dos votos para que um deles seja proclamado papa.

A expectativa é que a escolha do novo líder da Igreja Católica leve de dois a três dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp