O Projeto Verde é Vida, uma iniciativa da Afubra com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na terça-feira (22) sua 18ª Mostra de Trabalhos Científicos, na loja agrícola da Afubra, às margens da Avenida Marcelo Gama.
Na rede municipal de Cachoeira do Sul, participam as EMEFs Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora de Fátima, Francisco de Souza Machado e Taufik Germano. Também participaram da Mostra outras escolas de Paraíso do Sul, Agudo e Candelária, totalizando 18 projetos apresentados de 10 escolas.
Seis trabalhos foram classificados para a etapa estadual, que acontecerá em outubro, de forma online.
De Cachoeira do Sul, foram classificados os trabalhos “Semana da alternância: valorizando a Educação no Campo” e “Nhemboaty: culturas indígena e não indígena em convivência na escola”, ambos da EMEF Nossa Senhora de Fátima. Os outros trabalhos classificados foram “Aquecimento com energia solar térmica” e “Saneamento básico: a solução para o esgoto doméstico/escolar”, da EMEF Carlos Altermann, de Paraíso do Sul; “Produção de geoproduto com morango”, da EMEF Alberto Pasqualini e “Produção Orgânica – É uma alternativa viável e lucrativa?”, da EMEF Três de Maio, de Agudo.
A banca avaliadora dos trabalhos foi composta por professores e alunos da UFSM e da UERGS e representantes da 24ª Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Segundo Márcio Vasconcelos, coordenador do Projeto, todos os trabalhos apresentados são de excelente qualidade e a banca teve dificuldade para classificar apenas 6. “Sabemos que são trabalhos que vêm sendo aprimorados ano após ano”, explica Márcio. Os trabalhos que passarem na fase estadual estarão expostos na Expoagro Afubra, que acontece de 19 a 22 de março de 2024, em Rio Pardo.
Durante a abertura da Mostra, a vice-prefeita e secretária municipal de Educação Angela Schuh falou da importância dos projetos que trabalham a permanência das famílias no campo. “A educação socioambiental focada na sustentabilidade e na fixação das pessoas no campo é o caminho para o fortalecimento da agricultura familiar”, declarou a vice-prefeita.