O Partido dos Trabalhadores tem feito no X, antigo Twitter, uma retrospectiva sobre os feitos deste primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e, entre as ações eles citaram a quebra de sigilo de 100 anos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
– Quem lembra desse momento? O Brasil todo vibrando com a quebra do sigilo de 100 anos – diz a publicação.
Nos comentários, alguns internautas dizendo que elegeram Lula exatamente para ver o que o ex-presidente havia colocado em sigilo. Mas boa parte dos comentários ironizaram a quebra do sigilo pela falta de informação relevante que pudesse descredenciar Bolsonaro.
– Lembro que tiraram o sigilo e não acharam nada – disse um usuário.
– O que acharam de relevante? Estamos esperando a prisão do inelegível – escreveu outro usuário do X.
– Foi só mentira de campanha, pra variar! Tirou de um e fez o dele! – disse outro internauta.
Outros internautas escreveram que Lula prometeu quebrar o sigilo de seu concorrente nas eleições de 2022 e, ao assumir o país, escolheu colocar em sigilo várias ações suas, inclusive os presentes que sua esposa, Janja da Silva, recebe.
O governo Lula colocou em sigilo a agenda oficial da primeira-dama, os presentes que ela recebe e os gastos que ela tem nas viagens onde acompanha o presidente.
Mas não é só isso, de acordo com o jornal O Globo, Lula também colocou em sigilo gastos com o helicóptero presidencial, com comida no Alvorada e o acesso dos filhos do presidente ao Palácio do Planalto.
Lula também utiliza o sigilo nos gastos com seu cartão corporativo. Em setembro deste ano, inclusive, o senador Rogério Marinho (PL-RN) apresentou uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo o fim desse sigilo.
Confira: