Zoológico de Cachoeira do Sul fecha por 28 dias para prevenção da gripe aviária
ZOO FECHADO | Medida segue protocolo estadual e nacional de controle sanitário; reabertura está prevista para 19 de junho
O Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul permanecerá fechado para visitação pública até o dia 18 de junho, como medida preventiva contra a gripe aviária. A decisão segue a conduta adotada por outros zoológicos do Rio Grande do Sul e está alinhada ao Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária. A reabertura ao público está prevista para o dia 19 de junho.
A suspensão temporária das visitas ocorre devido à adoção de um período de vazio sanitário de 28 dias, iniciado em 22 de maio. Este intervalo corresponde a dois ciclos de incubação do vírus da gripe aviária, estimado em 14 dias cada.
Apesar do fechamento ao público, o funcionamento interno do Zoológico não será interrompido. As equipes continuam atuando na rotina de cuidados e manejo dos animais, sem alteração nas atividades internas.
A medida é preventiva e busca preservar a saúde pública, diante da notificação de casos da doença no Estado. Até o momento, não há registros confirmados de gripe aviária em Cachoeira do Sul.
O que fazer ao encontrar aves doentes ou mortas?
As autoridades recomendam que a população não se aproxime, alimente ou toque em aves silvestres, tampouco tente socorrê-las. Animais domésticos como cães e gatos também devem ser mantidos afastados.
Atenção especial deve ser dada a sintomas como:
- Dificuldade respiratória
- Secreção nasal ou ocular
- Espirros
- Falta de coordenação motora
- Torcicolo
- Diarreia
- Mortalidade alta e súbita em aves
Suspeitas de Influenza Aviária devem ser notificadas imediatamente à Secretaria Estadual da Agricultura, por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Cachoeira do Sul pelo telefone (51) 3724-5916 ou via WhatsApp no (51) 98445-2033.

