5 de dezembro de 2025

Zoológico de Cachoeira do Sul fecha temporariamente por prevenção à gripe aviária

zoo_06022550

ZOO | Medida segue recomendações do Estado diante dos riscos da Influenza Aviária (H5N1); população deve redobrar cuidados com aves silvestres

O Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul está fechado para visitação pública até a próxima segunda-feira, dia 26 de maio de 2025. A medida é preventiva e segue orientações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA/RS) e da Inspetoria Veterinária do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA-SEAPI/RS), diante do aumento das notificações de casos de Influenza Aviária (H5N1) no Estado.

O fechamento tem como objetivo proteger os 142 exemplares de aves de 45 espécies que habitam o parque zoobotânico. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, André Silveira, ainda não há qualquer confirmação da presença do vírus no município. “Aves silvestres de vida livre que frequentam o parque zoobotânico podem ser portadoras do vírus H5N1”, explica ele.

A Influenza Aviária é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também pode infectar mamíferos. A transmissão ocorre pelo contato direto com aves doentes ou com materiais contaminados, como água, superfícies ou fezes. Embora o risco de infecção em humanos seja considerado baixo, ele existe, principalmente entre profissionais que mantêm contato intenso com animais infectados.

A população deve estar atenta e evitar contato com aves doentes ou mortas. Ao encontrar animais com sintomas como secreção nasal ou ocular, dificuldade respiratória, espirros, falta de coordenação motora, torcicolo, diarreia ou mortalidade súbita, a recomendação é não tocar, não tentar alimentar ou socorrer os animais e manter pets afastados.

As suspeitas devem ser comunicadas imediatamente à Secretaria Estadual da Agricultura, por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Cachoeira do Sul, pelo telefone (51) 3724-5916 ou via WhatsApp no canal oficial de notificação: (51) 98445-2033.

É importante ressaltar que a gripe aviária não é transmitida por alimentos devidamente cozidos ou preparados corretamente, e a transmissão entre pessoas é extremamente rara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp