5 de dezembro de 2025

Cachoeira do Sul fica de fora da nova leva de municípios contemplados com recursos para recuperação de estradas rurais

10185022_2195394_GDO

Cada cidade poderá receber até R$ 300 mil para investir na reconstrução de estradas. Foto: Ascom Seapi

RECONSTRUÇÃO | Municípios gaúchos seguem firmando convênios com o Estado; cidade ainda aguarda inclusão no programa de reconstrução

Cachoeira do Sul segue fora da lista de municípios beneficiados com recursos do governo estadual para a recuperação de estradas rurais atingidas pelas enchentes de 2024. Nesta quinta-feira (10), representantes de 51 cidades participaram de uma cerimônia no auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre, para assinatura de convênios que garantem até R$ 300 mil por município.

O recurso faz parte do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e poderá ser aplicado na contratação de horas-máquina ou na compra de insumos como brita, saibro e cascalho, conforme os planos de trabalho aprovados pela Seapi. A ação integra o eixo de recuperação do Plano Rio Grande e já contempla, ao todo, 273 municípios dos 356 inscritos no edital.

Durante o evento, o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, afirmou que o Estado tem agido de forma rápida e concreta na reconstrução do interior. Já o superintendente da Famurs, Antonio da Silva, destacou a importância dos recursos estarem chegando efetivamente aos municípios atingidos.

Entretanto, o nome de Cachoeira do Sul não aparece entre os contemplados nesta nova fase. A ausência chama atenção, considerando os prejuízos enfrentados pela zona rural do município em decorrência das fortes chuvas do ano passado. Resta à cidade aguardar o avanço da tramitação do processo junto à Seapi, uma vez que ainda há municípios com documentação em análise.

Municípios contemplados nesta etapa incluem Cruz Alta, Santo Ângelo, São Borja, Vacaria, Palmeira das Missões, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp