Em reunião ocorrida na noite desta quarta-feira (06/07) no pavilhão comunitário do Bairro Quinta da Boa Vista, o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, garantiu aos moradores que o funcionamento integral do posto de saúde da região será priorizado pela gestão municipal. O titular da SMS foi convidado a participar do encontro pela associação do bairro, onde também estiveram presentes representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da União Cachoeirenses das Associações de Bairros (Ucab). Na ocasião, a diretoria da entidade formalizou, através de um abaixo-assinado contendo 367 assinaturas, o pleito para que a Estratégia de Saúde da Família (ESF), inaugurada em abril de 2020, passe a operar em horário regular e não somente às sextas-feiras na assistência ao público.
Isto ocorre atualmente porque, embora o prédio tenha sido concluído e apresente plenas condições de atuação, há deficiência de profissionais para formarem a equipe de atendimento externo durante toda a semana. Na conversa com os contribuintes, Figueiró acolheu as reivindicações e respondeu a questionamentos diversos, tendo reiterado a previsão da Administração Municipal de criar, durante este governo, pelo menos mais cinco unidades de saúde, das quais pretende privilegiar a do Bairro Quinta da Boa Vista. “Estamos buscando a reposição da equipe através de contratação terceirizada, sobretudo de médicos, para podermos ampliar a rede de atenção básica”, informou o secretário da saúde.
EAP MARINA
Com exceção da sexta-feira, nos demais dias da semana os moradores do Bairro Quinta da Boa Vista são atendidos pela Estratégia de Atenção Primária (EAP) Marina, localizada no bairro vizinho, que absorve também pacientes da Funcap, Oliveira, Volta da Charqueada, Habitar Brasil e residentes de parte do interior do município. Na reunião, Figueiró discorreu ainda sobre temas como imunização contra a gripe e covid-19, combate à dengue, atuação dos agentes comunitários de saúde, funcionamento da rede de atenção básica e UPA, assim como a discussão do novo plano de carreira dos servidores da Saúde, a partir do qual se buscará sanar de forma definitiva a defasagem de profissionais médicos do quadro funcional.