Cachoeira do Sul registra primeiro óbito por dengue em 2025

DENGUE | Paciente de 83 anos faleceu na segunda quinzena de março; bairro Santa Helena concentra maior número de casos
O setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS) confirmou nesta sexta-feira (04/04) o primeiro óbito por dengue em Cachoeira do Sul em 2025. A paciente, uma mulher de 83 anos com comorbidades, faleceu na segunda quinzena de março enquanto estava internada no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). Ela residia no bairro Santa Helena, que concentra o maior número de casos confirmados até o momento.
A confirmação da morte por dengue veio após investigação epidemiológica e laboratorial. Segundo o boletim divulgado na última terça-feira pela DVS, já são 101 casos confirmados de dengue no município em 2025, sendo dois com sinais de alarme.
A dengue é uma arbovirose causada por vírus transmitidos por artrópodes, como mosquitos, carrapatos e percevejos. A doença é considerada um dos principais problemas de saúde pública mundial, especialmente em regiões intertropicais. Entre os sintomas iniciais estão febre, náuseas, vômitos, dores musculares e cefaleia.
A coordenadora da DVS, Andréa Santos, alerta que, diante dos primeiros sintomas, a população deve intensificar a hidratação, evitar automedicação, usar repelente e procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.
Tratamento deve iniciar rápido
Para agilizar o atendimento e evitar a evolução de casos graves, a Prefeitura de Cachoeira do Sul implementou o programa +Saúde Cachoeira. O terceiro turno de atendimento busca facilitar o acesso aos serviços de saúde em horário alternativo, especialmente para pacientes com sintomas de dengue e doenças respiratórias.
“A dengue evolui rápido, e precisamos alertar a população a buscar ajuda nos primeiros sintomas. Nosso objetivo é evitar internações e mortes, seja por dengue ou por infecções respiratórias”, destaca a secretária municipal de Saúde, Camila Nunes Barreto.
O turno extra funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, e busca também reduzir a sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que tem registrado alta demanda nas últimas semanas.
Terceiro Turno +Saúde Cachoeira
Horário: Segunda a sexta-feira, das 17h às 21h
Locais de atendimento:
- EAP Central: Esquina da Rua Conde de Porto Alegre com Rua XV de Novembro
- EAP Centro Social Urbano: Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena
O atendimento prioriza casos suspeitos de dengue e síndromes gripais.