Comprovante de vacinação contra Covid-19 não será exigido na Expodireto Cotrijal 2022

Visitantes e expositores que participarem da Expodireto Cotrijal 2022, entre os dias 7 e 11 de março, em Não-Me-Toque, deverão seguir protocolos de saúde como uso de máscaras e álcool em gel, mas não serão obrigados a apresentar o comprovante vacinal. O presidente da Cotrijal, Nei Manica, na cerimônia de lançamento da exposição, nesta segunda-feira, no Hotel DeVille, em Porto Alegre, afirmou que a apresentação da carteira de vacinação será “recomendada” pela organização do evento, assim como o cumprimento de regras de distanciamento nos estandes e medição de temperatura em todos os locais de acesso do público. O dirigente informou que os cuidados com delegações estrangeiras serão os mesmos dispensados aos participantes em geral, uma vez que para ingressar no Brasil os estrangeiros “já terão de cumprir medidas sanitárias”.
Manica destacou o momento difícil que a agropecuária do Rio Grande do Sul está vivendo por conta da estiagem, com perdas na região de abrangência da cooperativa de 60% na soja e de até 90% no milho. Disse que a Expodireto deste ano, assim como em 2005, quando o Estado passou por prejuízos semelhantes em razão da seca, é de retomada e de enfrentamento de desafios. “Vamos debater temas importantes como a questão do clima e uma mudança no Código Ambiental”, antecipou, comentando que o Estado precisa dar flexibilidade ao produtor para que possa fazer o armazenamento de águas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e, assim, ampliar a irrigação. ” Temos de 1,5 mil a 2 mil milímetros de chuva por ano, não é falta de água o problema”, apontou.
Segundo o presidente da Cotrijal, em 2022, a Expodireto ganha também sua versão digital, numa plataforma que possibilitará visita aos estandes, concretização de negócios e acompanhamento de palestras e debates. Na última edição, em 2020, a feira movimentou R$ 2,6 bilhões e recebeu mais de 250 mil pessoas. De acordo com Manica, também está mantida a tradicional Feira da Agricultura Familiar, a qual, confirma a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), contará com 197 empreendimentos divididos em 93 espaços.