4 de dezembro de 2025

Economia do RS cresce 1,3% no 1º trimestre de 2025 com impulso da agropecuária

agricultura-1-1000x598

ECONOMIA | Alta expressiva no campo e recuperação industrial garantem avanço acima da média nacional em 12 meses

A economia do Rio Grande do Sul registrou crescimento de 1,3% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com os três últimos meses de 2024. O desempenho acompanha a tendência nacional, que teve variação de 1,4% no mesmo período. O destaque do trimestre ficou com o setor agropecuário, que cresceu expressivos 27,3%, impulsionado por boas safras de arroz, milho, fumo e uva.

Os dados são do Departamento de Economia e Estatística (DEE), ligado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e foram divulgados nesta quinta-feira (26).

A indústria gaúcha registrou leve alta de 0,2%, com destaque para a indústria de transformação, especialmente nos segmentos de máquinas e equipamentos (6,4%), produtos minerais não metálicos (7,7%) e borracha e plástico (5,4%). A construção civil também cresceu 4,1%. Já o setor de serviços teve variação negativa de 0,2% no trimestre, impactado por retração em áreas como administração pública, educação e saúde públicas (-0,7%).

No acumulado de 12 meses, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado avançou 1,8%, enquanto o crescimento nacional foi de 2,9%. A agropecuária gaúcha acumulou alta de 6,3% no período. O setor de serviços cresceu 2,6%, com bom desempenho de comércio (6,0%), transporte (4,7%) e intermediação financeira (4,5%). A indústria, no entanto, teve queda de 1,0%, reflexo principalmente da retração de 19,5% no segmento de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana.

O pesquisador Martinho Lazzari destacou a recuperação da indústria de transformação, que completou o terceiro trimestre seguido de crescimento, com retomada relevante no setor de máquinas e equipamentos após dois anos de queda. “Já o comércio apresentou variação negativa na margem, a primeira desde as enchentes, mas mantém um nível elevado em relação ao mesmo trimestre do ano anterior”, avaliou.

Considerando os quatro trimestres encerrados em março de 2025, o crescimento da economia gaúcha foi de 3,7%, superando a média nacional, que ficou em 3,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp