O prefeito José Otávio Germano assinou nesta segunda-feira (04) a portaria de nomeação de Natalício Morais como o novo Secretário Municipal de Governo. Natalício tem 82 anos e foi um dos fundadores do PDT em Cachoeira do Sul. Ele foi vereador por 24 anos consecutivos e essa é a primeira vez que ele atuará no Executivo.
Dezenas de pedetistas acompanharam a solenidade de posse, além de secretários municipais, diretores e servidores. Antes da posse, José Otávio aproveitou o momento para sancionar a Lei 4856 de 2022 que dispõe sobre a organização do Sistema Municipal de Cultura do Município, projeto aprovado pela Câmara de Vereadores na última semana e entregue em mãos pelo presidente Nelson Azevedo ao prefeito na última quinta-feira.
“Essa lei não cria uma Secretaria de Cultura simplesmente. Ela se alia ao sistema estadual e federal que é onde existem recursos para serem captados desde que exista uma secretaria de fato e projeto bem feito. A partir de hoje eu vou cobrar muito. A Secretaria tem que funcionar. A Clarisse Almeida será a primeira secretária da pasta e ela terá uma grande responsabilidade pela frente”, frisou o prefeito.
Após a posse de Natalício, José Otávio destacou que novo secretário é um dos homens mais distintos que ele conhece. “Pode até ter alguém que não goste do Natalício, mas nunca se ouviu falar nada de errado dele. Ele é um grande homem, meu amigo e será de fato o meu primeiro secretário efetivo de Governo e terá a importante missão de tratar das questões institucionais do Executivo, principalmente o contato com a Câmara de Vereadores”, justificou o chefe do Executivo.
Natalício recebeu uma mensagem do deputado federal Pompeo de Mattos, parabenizando pela nova função. O secretário destacou em sua fala os principais feitos da gestão e a impacto delas no cotidiano dos cachoeirenses como a criação da Secretaria da Cultura, Faps, novos empreendimentos, substituição da iluminação pública por lâmpadas de Led, os ambulatórios de especialidades e as estratégias para reduzir o tempo de atendimento na UPA.