4 de dezembro de 2025

Onda de frio se intensifica no RS com mínimas de até -9°C e ciclone no Atlântico Sul

FRIO

Brutal onda de frio no Rio Grande do Sul | Foto: Pedro Piegas

CLIMA RS | Sant’Ana do Livramento, Pinheiro Machado e São José dos Ausentes registram temperaturas extremas; capital teve mínima de 2,9°C

A presença de um ciclone extratropical no Atlântico Sul reforça desde a última terça-feira (1º) a atuação do ar polar sobre o Rio Grande do Sul, provocando uma intensa onda de frio em diversas regiões do estado. Segundo a MetSul Meteorologia, o sistema não é considerado profundo — com pressão central em torno de 1000 hPa — e tende a se afastar para o sudeste, mas já foi suficiente para derrubar as temperaturas a patamares extremamente baixos.

Na terça-feira, Sant’Ana do Livramento, na Campanha, teve mínima de -7,3°C, de acordo com a estação da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Nesta quarta-feira (2), Pinheiro Machado, no Sul, registrou -9°C, a menor temperatura da atual onda de frio. Em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram -6,8°C, enquanto Soledade anotou -6,1°C. Também tiveram marcas expressivas André da Rocha (-5,4°C), Monte Alegre dos Campos (-5,2°C), Getúlio Vargas (-5,1°C) e Pedras Altas (-5,0°C).

Em Porto Alegre, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada no Jardim Botânico indicou 2,9°C no início da manhã. Conforme a MetSul, esta é a 27ª madrugada consecutiva com registros de temperatura negativa em algum ponto do estado — um indicativo claro da persistência do ar frio.

Apesar do ar polar estar em processo de enfraquecimento, o tempo continuará seco e firme ao longo da semana, proporcionando grande amplitude térmica: geadas nas madrugadas e tardes de temperatura amena. O fenômeno ainda acentua as diferenças de temperatura entre microclimas locais, com mínimas de 5ºC a 10ºC menores em áreas de baixadas em comparação com pontos mais elevados, mesmo que separados por poucos metros.

A tendência é de que o frio siga até o fim da semana, com o retorno gradual de temperaturas mais elevadas apenas a partir do final de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp