RS tem cinco casos de monkeypox em 2025; veja quais cidades
MONKEYBOX | Em 2024, foram confirmados 21 casos no Estado, neste ano já são 5 casos registrados.
O Rio Grande do Sul contabiliza cinco casos de monkeypox, também conhecida como varíola do macaco, em 2025. No ano passado, foram confirmados 21 casos.
A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.
Os casos registrados foram em:
- 2 residentes de Porto Alegre.
- 1 residente de Pelotas, notificado pelo RJ.
- 1 residente em Lajeado.
Lajeado
O caso mais recente foi registrado em Lajeado, e confirmado na última quarta-feira, 5.
Trata-se de um morador da cidade, do sexo masculino, de 33 anos. O diagnóstico ocorreu após o paciente perceber os sintomas da doença. O quadro do paciente é estável, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Ele está isolado para monitoramento da doença. O caso não é autóctone, ou seja, foi contraído fora do Estado.
Como identificar mpox?
As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

